quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Introdução a Shell script - 1

Apresentação

O que é o shell:
O shell é o "prompt" da linha de comando do Unix e Linux, é o servo que recebe os comandos digitados pelo usuário e os executa. O shell é aquele que aparece logo após digitar-se a senha do usuário e entrar na tela preta. Ou na interface gráfica, ao clicar no ícone do Xterm, rxvt, Terminal ou Console.

localhost login: root
Password:
Last login: Fri Apr 16 01:57:28 on tty5
[root@localhost root]# _

Ali está o shell, esperando ansiosamente por algum comando para ele poder executar. Essa é a sua função: esperar e executar. Cada comando digitado é lido, verificado, interpretado e enviado ao sistema operacional para ser de fato executado. No Mac OS X, o shell está em Aplicativos > Utilitários > Terminal. No Windows é preciso instalá-lo com o Cygwin. Funcionando como uma ponte, o shell é a ligação entre o usuário e o kernel. O kernel é quem acessa os equipamentos (hardware) da máquina, como disco rígido, placa de vídeo e modem. Por exemplo, para o usuário ler um arquivo qualquer, toda esta hierarquia é seguida:

USUÁRIO --> SHELL --> KERNEL --> DISCO RÍGIDO

Para os usuários do Windows, é fácil pensar no shell como um MSDOS melhorado. Ao invés do C:\> aparece um [root@localhost root]#, mas o funcionamento é similar. Basta digitar um comando, suas opções e apertar a ENTER que ele será executado. O comando deve estar no PATH, mensagens de aviso são mandadas para a tela e Ctrl+C interrompe o funcionamento. Isso tudo é igual em ambos. Mas o shell é muito mais poderoso que seu primo distante. Além dos comandos básicos para navegar entre diretórios e manipular arquivos, ele também possui todas as estruturas de uma linguagem de programação, como IF, FOR, WHILE, variáveis e funções. Com isso, também é possível usar o shell para fazer scripts e automatizar tarefas.

Este será o nosso foco: scripts em shell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário